domingo, 31 de outubro de 2010

Unipampa


A Universidade Federal do Pampa(Unipampa) é uma universidade multi campi, tem seus campus distribuídos por 10 cidades da região dos Pampas, no Rio Grande Sul. Cada cidade abriga um campo de estudo. O campus São Borja sedia a área de Ciências Sociais a qual estendem-se em 5 cursos de graduação, sendo eles Serviço Social, Ciências Políticas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.
Criada recentemente, a partir de um Programa de Extensão do Ensino Superior pelo Brasil e para desenvolver essa região sul, a Unipampa iníciou suas atividades letivas no segundo semestre de 2006, no Colégio Normal Sagrado Coração de Jesus, com 150 alunos, dos 3 primeiros cursos, Jornalismo, Publicidade e Propagando e Serviço Social.
Em abril de 2007, a Unipampa inaugura sua sede oficial, localizada no Bairro do Passo, na Rua Alberto Benevenuto, nº 3200. Dois anos após, tem-se a aprovação e implantação do curso de Ciências Políticas e em 2010, o curso de  Relações Públicas começa a ser ministrado.
O campus de São Borja dispõe um prédio próprio com uma estrutura adequada para os estudos, contando com uma biblioteca para empréstimo de livros aos universitários e livros de pesquisa e consulta no local, também há laboratório de informática, ideal para pesquisa e trabalho, assim como uma sala de redação e sala de produção. Conta ainda com uma ilha de edição de material audiovisual, laboratório de rádio e salas ocupadas pelo setor administrativo e  acadêmico. A estrutura da universidade possibilita o fácil acesso a deficientes, como elevadores, rampas de acesso, corrimão e identificação das salas em Braille. A ampliação do prédio abrigará outros espaços para os estudos acadêmicos, como laboratório de televisão e auditório.

 
A Unipampa tem como programa pedagógico desenvolver o ensino superior no interior do Rio Grande do Sul, através de uma educação pública de qualidade.
Em 2009, a Unipampa – Campus São Borja formou 60 profissionais, de jornalismo, publicidade e propaganda, Serviço Social.
A Unipampa faz a sua seleção de alunos através do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e pelo Programa Universidade para todos (ProUni), que ocorrem em dois
Transporte público
Para chegar a Unipampa há transporte público disponível da linha Rodoviária/Unipampa/Promorar ou Rodoviária/Vicentinos/Promorar que passa pelos pontos de ônibus Ruas Cândido Falcão e Francisco Miranda local em um período de 30 em 30 minutos, entre os horários de 5 horas e 30 minutos ás 23 horas e 50 minutos.

Mais sobre a Unipampa
Os outros campis estão situados nas cidade de Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jagarão, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana.
Saiba mais sobre a universidade élo site:
www.unipampa.edu.br



Veja mais fotos aqui.

Clube Comercial

Localizado no centro de São Borja, rua Presidente Vargas, o Clube Comercial promove semanalmente festas ou boates abertas ao público, além de ser um lugar apropriado para organizar festas particulares.


O Clube dispõe de um salão principal com estrutura para shows, que comporta aproximadamente 3 mil pessoas, o salão da área VIP para festas mais particulares. O clube dispõe ainda de uma Sede Campestre, recebida através de um doação da Associação Rural de São Borja, com 60 mil metros quadrados, na Vila Cabeleira. A Sede Campestre possui duas piscinas, duas quadras de tênis, um parquinho infantil, um salão de festas, um amplo campo gramado e mais uma ilha, onde acontecem boates,  grande atração do verão.




O clube comercial há 60 anos faz parte da história de são Borja, foi fundado em 12 de maio de 1944 com a fusão de dois clubes tradicionais do município da década de 40, Elite e Samborjense. No dias 02 de maio de 1944, houve a decisão o resultado dessa fusão se denominaria Clube Comercial. Em 27 de março de 1953, o Clube Comercial comprou o local onde atualmente se encontra a Sede Social, no centro da cidade, tendo a sua inauguração oficial em 1985. Em 1969, o Clube adquiriu a sua sede campestre.

Para se tornar sócio do clube basta levar à secretaria do Clube Comercial os seguintes documentos: CPF, carteira de identidade e o comprovante de residência. Para informações de valores e outras complementares,entre em contato pelos números (55) 3431-2138 ou (55) 3431-5184 ou através do site: www.clubecomercialsb.com.br

Transporte Público

Para chegar até o clube há um ponto de transporte público que passa  perto do local, de 30 em 30 minutos entre os horários de 6 horas e 45 minutos ás 23 horas e 5 minutos.

Veja mais fotos aqui.

Clube Continente

Localizado na Rua João José de Oliveira Freitas n º 862, na vila Cabeleira, o Clube Continente de São Borja, tem como principal atração os tradicionais bailes aos finais de semana.
O Clube Recreativo e Esportivo Continente foi criado em 19 de junho de 1973, tendo Cândido Vieira como primeiro presidente. O clube foi fundado através de esforços conjuntos das pessoas da comunidade, que procuravam ter um espaço para lazer e divertimento na Vila Cabeleira, já que o local localiza-se um pouco afastado dos principais clubes da cidade.
Em seus primeiros anos de atividade, o clube promovia bailes gaúchos e um dos mais tradicionais bailes carnaval de salão de São Borja. Com o passar do tempo foi-se desenvolvendo mais atividades como a implantação de canchas para o jogo da bocha,sendo a principal denominada Daltro G. de Freitas, em homenagem a um sócio remido e grande colaborador do Clube. Dos trofeis conquistados pelo clube, a maioria são de campeonatos de bocha, já que o jogo gera um fluxo considerável de pessoas no local, até hoje.



Na área dos fundos, há o Piquete Sentinela do Continente, no local realiza-se bailes exclusivamente com músicas tradicionais gaúchas e atividades tradicionalistas. Na semana dos festejos farroupilhas é realizado o concurso interno de peões e prendas que irão representar o piquete durante todo ano.  Em 2008 foram destituídas as invernadas artísticas, na categorias mirim e juvenil, cuja maioria dos integrantes eram do bairro onde se encontra o clube e dependentes dos mais de 300 associados.



Com atividades e diretoria independente do piquete, o Clube continente passou a realizar bailes com ritmos diferentes até que consolidou-se, como principal atração, os bailes. Embalados por músicas variadas eles são promovidos todos os finais de semana em seu salão grande, ideal para festas, shows e demais apresentações. Os bailes atraem um considerável número de pessoas, principalmente nos dias que são trazidas bandas para shows ao vivo.  A programação inicia as 00h estendendo-se até as 5hs e 30 min.
Para tornar-se sócio do Clube Continente, basta levar à secretaria documentos como CPF, carteira de identidade e o comprovante de residência. A Secretaria  do clube funciona das 14 hrs às 16 hrs de segunda a sexta-feira. Para informações de valores e outras complementares, pode-se entrar em contato pelo número (55) 3431-3689.

Transporte Público

O transporte público para chegar até o local está disponível na linha Cabeleira nos dias úteis, das 6hrs e 30 min até às 22hrs e 30 min. No sábado o horário inicia às 5hrs e 50 min, estendendo-se até às 23hrs e 10 min. Domingos e feriados das 6hrs e 30 min até às 23hrs e 30 min.

Clube Recreativo Samborjense


Localizado na rua General Marques, o Clube Recreativo Samborjense (C.R.S) a mais de 60 anos faz parte da história de São Borja. Hoje, o Clube dispõe de boa área de lazer e momentos de descontração aos seus associados. Com a agenda bastante cheia, o recreativo é um lugar ideal para realizar shows, festas públicas e particulares, jogas bocha e sinuca com os amigos, além de no verão ser aberta a temporadas das piscinas.
O C.R.C possui cerca de 3 mil associados ativos. O clube promove eventos como o torneiro dos blocos, de bolão e truco entre os meses de janeiro e fevereiro.
A estrutura do Clube é composta pela junção de prédios. No bloco A há um salão pequeno, com palco; o salão VIP, no segundo andar com galeria, sacadas,  camarotes, palco mais amplo, mais estruturado. No bloco B, construído 20 anos após a fundação do Clube, tem o salão principal, com amplo espaço, galeria, sacadas, bar, ideal para shows e eventos que possuem audiência maior,  andar superior e no andar inferior possui o moderno departamento de bolão, que tem também mesas de sinuca e está amostra os troféus que o Clube já recebeu em competições.



História

O clube Recreativo foi criado em 21 de abril de 1949 por um grupo de militares (Sub-Tenentes e Tenentes) que sentiam falta de um lugar para reuniões sociais, pois os clubes que existiam na cidade da época, ou eram muito fechados para o acesso ou distantes do centro da cidade. A primeira sede do Clube foi um salão na Av. Júlio Tróis esquina com a 7 de setembro para reuniões dançantes e de confraternização, era de madeira, com arquitetura colonial de telhas francesas e com área aberta na frente e lateral direta. Logo após passaram a uma sede provisória, devido ao crescimento do quadro social da entidade, situada na rua Eddie Freire Nunes, até a inauguração da sede própria em 1954.
Na frente da Sede Provisório construíram quadras de Esportes, onde eran praticados principalmente vôlei e basquete, a partir daí o clube construiu um caráter esportivo, rendendo ao clube mais associados e marcando história no clube e na cidade, pois não havia ainda no município algo assim. Nessa época, foram realizados os primeiros jogos de primavera.
Dentre muitas atividades, o clube realizava, torneios de truco, bingos, festas juninas, concursos para rainha do Clube e do Carnaval e até a corrida de São Silvestre que teve sua 33ª edição em 1998.

Passou a sede própria, no ano de 1954. No período de 1977 a 1995 foi o auge do Clube com a ampliação da sua sede própria, a construção das piscinas, da Sopa de Pedra e a Sede Campestre, o que proporcionou ao clube realizar muitas promoções sociais. O clube também possuía um departamento de tradições gaúchas Tropilha Crioula que hoje é  CFTG.
Sopa de Pedra, churrascaria, tem esse nome por analogia à história de um andarilho, que tinha apenas uma panela e com fome quis fazer uma sopa, então pôs água a ferver com pedras, as pessoas que por ele passavam se compadeceram dele e lhe forneceram os ingredientes para a Sopa. Assim, o Clube, apenas tinha o terreno para a churrascaria, mobilizou-se na iniciativa de fazer o anexo e pessoas da comunidade passaram a ajudar a construir.
A sede campestre do Clube era em um terreno do exercito as margens do rio Uruguai e dispunha de instalação necessária para os associados, campo de futebol, cancha de bocha, casa de zelador, uma pequena praia cercada por árvores, mas na dec. De 80 o clube teve de devolver a área ao exército.
Ao longo dos anos o Clube Recreativo recebeu várias atrações, com artistas nacionais famosos e consagrados como o Rei Roberto Carlos, Ângela Maria, Nelson Gonçalves, Nelson Ned,  Kid Abelha, Paulo Ricardo, dentre muitos outros cantores e bandas.

Transporte público 

Para chegar ao clube o transporte coletivo passa na Avenida Júlio Tróis na linha Passo/Promorar, Passo/Rodoviária e Passo/Pirahy, todos os dias das  5:30 hrs, às 23:25 hrs, de 20 em 20 minutos. Ou ainda pela linha Cabeleira/Pirahy que passa pelos pontos de ônibus nesses bairros, de 30 em 30 minutos entre os horários de 6 horas e 45 minutos ás 23 horas e 5 minutos.

Veja mais fotos aqui.


PTG João Manuel

 
Situado em área pertencente ao 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado, 2º RCMEC, na rua Marechal Deodoro, o Piquete de Tradições  Gaúchas João Manoel integra civis e militares e se destaca por ser umas das entidades mais movimentadas durante os festejos da Semana farroupilha.
O PTG surgiu durante uma reunião realizada no centro hípico, onde militares cavalarianos, ao comemorar a semana Farroupilha, tiveram a idéia de montar um piquete. O projeto começou a ganhar forma quando foi escolhido o nome, em homenagem ao patrono do 2º RCMEC. João Manoel foi um heroi que lutou na guerra da Tríplice aliança, recuando a população de São Borja para evitar que o povo entrasse em confronto direto com as tropas alheias, garantido a segurança de pessoas que não estavam preparadas para lutar.
A primeira sede do piquete funcionou durante um ano no antigo quartel da artilharia. No ano seguinte, em um campo conhecido por Peribebuy, foi erguido um galpão crioulo que passou a ser a nova sede. A quantidade de freqüentadores foi crescendo e o galpão já não suportava tantas pessoas, então, em 1997, uma sede de alvenaria foi construída. A inauguração aconteceu no dia 12 de setembro, um dia antes do início da semana farroupilha de 1998. As reformas são freqüentes e a estrutura das dependências cada vez cresce mais.
 O piquete foi fundado em 13 de setembro de 1987. Com o aumento da estrutura e de freqüentadores, em 2003 filiou-se ao Movimento de Tradições Gaúchas, MTG, passando a fazer parte da 3ª Região Tradicionalista. Assim o piquete incorporou as siglas TG, significando sua filiação aos regimes das tradições gaúchas.
Hoje, o PTG João Manoel possui uma área de 4 hectares, e tem capacidade de comportar 1300 pessoas em sua sede. Nas dependências tem cozinha campeira, estribarias, estacionamento próprio, galpão crioulo, salão com tablado, bolicho (copa), área anexa com visão privilegiada para as atividades hípicas, centro hípico, secretaria, sala de visitas, churrasqueira, palco e ambiente para músicos.
A entidade tradicionalista é subdividida em invernadas. Com as atividades eqüestres como a salto, a doma e a gineteada, trabalha a Invernada Campeira Lanceiros de João Manoel. Ela é composta por militares da arma da cavalaria. A Invernada Artística Herdeiros de João Manoel foi criada em 2001 ensina valores tradicionalista além de dança tradicional gaúcha para crianças, jovens e adultos. Com as categorias dente de leite, Mirim, Juvenil e Adulta, os Herdeiros de João Manoel participam dos principais concursos de dança e possuem vários títulos e conquistas.
A Invernada de Peões e Prendas elege anualmente, desde 2003, prendas e peões que representar a entidade nos eventos oficiais do MTG. A música, declamação e trova são trabalhadas peça Invernada Cultural. Sua principal conquista foi o 1° lugar em Payada (modalidade de trova), vencendo 150 CTG´s, no Encontro de Artes e Tradições Gaúchas ENART, em 2008.
O maior objetivo do PTG João Manoel é a integração dos militares da guarnição de São Borja à sociedade local, através da participação ativa de seus integrantes no culto à arte e à cultura do Rio Grande do Sul. Visa principalmente exaltar os valores históricos, culturais e morais do nosso Estado, promovendo o lazer e a aproximação de pessoas e entidades.

Transporte público

Para chegar ao PTG João Manoel o transporte coletivo passa na Avenida Júlio Tróis na linha Passo/Promorar, Passo/Rodoviária e Passo/Pirahy, todos os dias das 5:30  Hrs, às 23:25 Hrs, de 20 em 20 minutos.