domingo, 31 de outubro de 2010

PTG João Manuel

 
Situado em área pertencente ao 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado, 2º RCMEC, na rua Marechal Deodoro, o Piquete de Tradições  Gaúchas João Manoel integra civis e militares e se destaca por ser umas das entidades mais movimentadas durante os festejos da Semana farroupilha.
O PTG surgiu durante uma reunião realizada no centro hípico, onde militares cavalarianos, ao comemorar a semana Farroupilha, tiveram a idéia de montar um piquete. O projeto começou a ganhar forma quando foi escolhido o nome, em homenagem ao patrono do 2º RCMEC. João Manoel foi um heroi que lutou na guerra da Tríplice aliança, recuando a população de São Borja para evitar que o povo entrasse em confronto direto com as tropas alheias, garantido a segurança de pessoas que não estavam preparadas para lutar.
A primeira sede do piquete funcionou durante um ano no antigo quartel da artilharia. No ano seguinte, em um campo conhecido por Peribebuy, foi erguido um galpão crioulo que passou a ser a nova sede. A quantidade de freqüentadores foi crescendo e o galpão já não suportava tantas pessoas, então, em 1997, uma sede de alvenaria foi construída. A inauguração aconteceu no dia 12 de setembro, um dia antes do início da semana farroupilha de 1998. As reformas são freqüentes e a estrutura das dependências cada vez cresce mais.
 O piquete foi fundado em 13 de setembro de 1987. Com o aumento da estrutura e de freqüentadores, em 2003 filiou-se ao Movimento de Tradições Gaúchas, MTG, passando a fazer parte da 3ª Região Tradicionalista. Assim o piquete incorporou as siglas TG, significando sua filiação aos regimes das tradições gaúchas.
Hoje, o PTG João Manoel possui uma área de 4 hectares, e tem capacidade de comportar 1300 pessoas em sua sede. Nas dependências tem cozinha campeira, estribarias, estacionamento próprio, galpão crioulo, salão com tablado, bolicho (copa), área anexa com visão privilegiada para as atividades hípicas, centro hípico, secretaria, sala de visitas, churrasqueira, palco e ambiente para músicos.
A entidade tradicionalista é subdividida em invernadas. Com as atividades eqüestres como a salto, a doma e a gineteada, trabalha a Invernada Campeira Lanceiros de João Manoel. Ela é composta por militares da arma da cavalaria. A Invernada Artística Herdeiros de João Manoel foi criada em 2001 ensina valores tradicionalista além de dança tradicional gaúcha para crianças, jovens e adultos. Com as categorias dente de leite, Mirim, Juvenil e Adulta, os Herdeiros de João Manoel participam dos principais concursos de dança e possuem vários títulos e conquistas.
A Invernada de Peões e Prendas elege anualmente, desde 2003, prendas e peões que representar a entidade nos eventos oficiais do MTG. A música, declamação e trova são trabalhadas peça Invernada Cultural. Sua principal conquista foi o 1° lugar em Payada (modalidade de trova), vencendo 150 CTG´s, no Encontro de Artes e Tradições Gaúchas ENART, em 2008.
O maior objetivo do PTG João Manoel é a integração dos militares da guarnição de São Borja à sociedade local, através da participação ativa de seus integrantes no culto à arte e à cultura do Rio Grande do Sul. Visa principalmente exaltar os valores históricos, culturais e morais do nosso Estado, promovendo o lazer e a aproximação de pessoas e entidades.

Transporte público

Para chegar ao PTG João Manoel o transporte coletivo passa na Avenida Júlio Tróis na linha Passo/Promorar, Passo/Rodoviária e Passo/Pirahy, todos os dias das 5:30  Hrs, às 23:25 Hrs, de 20 em 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário