O que é?

Cibercidade de São Borja é um projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) que será inaugurado a partir do Ciber São Borja que é um projeto experimental de graduação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo - das alunas Greice Pinto Meireles e Mariele Dornelles Campos, que visa mapear a cidade de São Borja, a partir dos pontos turísticos, dentro dos conceitos de cibercidade e mídias locativas. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Borja.

São Borja é uma cidade do interior do Rio Grande do Sul que possui um pouco explorado acervo histórico-cultural e dentre outras características é uma cidade missioneira jesuítica, com grandes traços da cultura gaúcha, cidade natal de Getúlio Vargas e João Goulart, abriga um dos únicos museus ergológicos do país e também faz fronteira com a Argentina, participa da integração e um intercâmbio cultural entre os países.

Para dar visibilidade a todas essas características sãoborjenses o projeto Ciber São Borja fará o mapeamento da cidade de forma dinâmica utilizando o Google Mapas para a identificação do local, anexando a ele fotos, vídeos e informações descritivas. Na cidade as informações serão disponibilizadas através de QR Codes fixados aos pontos turísticos, trazendo conhecimento a respeito de cada um.

O projeto se deterá nos pontos turísticos, mas seu principal objetivo é incluir a cidade no ciberespaço, proporcionando o desenvolvimento da comunicação através de um meio ainda pouco utilizado no município, fornecendo informações adicionais na web, além de incentivar sua utilização para vários propósitos que vai desde horários comerciais até demais serviços de utilidade pública.