sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cemitério Paraguaio

Localizado próximo ao Cais do Porto, o Cemitério Paraguaio também conhecido como Cemitério das Crianças ou Cemitério Velho, é um local que se contam muitas histórias.


O local onde hoje está o cemitério foi sede de uma das batalhas mais significativas, em 1865, entre o Paraguai, com tropas lideradas pelo majorSolano Lopez e o Brasil, com 100 homens acampados as margens do Rio Uruguai, liderado pelo major Rodrigues Ramos. Com uma estratégia bem pensada do Brigadeiro João Manoel, cujas tropas estavam posicionadas em Lageadinho á duas léguas de São Borja, conseguiram impedir a invasão paraguaia e recuar a população são-borjense a tempo para a cidade de Alegrete.


Hoje, no local há um pórtico com uma cruz que foram postos como memorial para homenagear os mortos na guerra. Não se tem a informação certa se há realmente soldados paraguaios enterrados, até mesmo se existem corpos no local, uma das informações é que ninguém teria sido enterrado lá ou que o lugar era usado, pelos ribeirinhos, para sepultar seus mortos, já que o cemitério da região era consideravelmente distante.

Transporte público

Para chegar ao Cemitério Paraguaio há transporte público disponível da Passo/Rodiviária ou Rodoviária/Unipampa/Promorar que passa pelos pontos de ônibus Ruas Cândido Falcão e Francisco Miranda local em um período de 30 em 30 minutos, entre os horários de 5 horas e 30 minutos ás 23 horas e 50 minutos e vai até o ponto de ônibus mais próximos do Cemitério.


Veja mais fotos aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário