sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Monumento Tricentenário

Localizado na Avenida João Goulart, na via de acesso da zona sul de São Borja o Monumento Tricentenário  foi construído no dia 30 de abril de 1982, pelo arquiteto Gerson Vigna, com o objetivo de homenagear São Borja, no anos em que a cidade completou 300 anos de sua formação histórica. O monumento fica em frente a estação rodoviária da cidade.
O monumento assinala a história de São Borja desde 1682, representando a trajetória de uma cidade que faz fronteira com Santo Tomé, na Argentina, é separada pelo Rio Uruguai. Antigamente usava-se barcos, balsas e lanchas para a travessia da fronteira, atualmente há a Ponte da Integração que facilita a irmandade e a convivência de duas culturas distintas. São Borja localiza-se nos pampas riograndenses e é um dos sete povos das missões jesuíticas.
 A cidade carrega o que há de mais autêntico nos costumes e tradições gaúchas, e sustenta o título de “Terra dos Presidentes”, pois é a única cidade brasileira a ser terra natal de dois presidentes da república.  Com aproximadamente 68 mil habitantes, a principal atividade econômica do município é o cultivo agropecuário. 
O monumento Tricentenário tem 15 metros de altura, e analisando-o podemos observar em sua base, a água que jorra sobre uma canoa. Representadas através de pinturas esculpidas, esse desenho simboliza o Rio Uruguai sendo atravessado pelos jesuítas  para a fundação da antiga redução, na qual originou a cidade de são Borja. Também é representada a evolução da economia Samborjense com elementos que a representam. O monumento fica na praça tricentenário, onde também encontramos espaço para a prática de esporte e descontração.

Transporte Público

O ponto de ônibus mais próxima para o transporte fica diagonal a estação rodoviária de são Borja. Todas as linhas passam pelo local desde às 5h e 50 min até às 23hs e 50 min. Aos sábados começa no mesmo horário e termina às 00h. nos domingos e feriados inicia às 6hs e 10 min, estendendo-se até às 23hs e 55min.


Veja mais fotos aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário