sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Fonte São João Batista

Localizado na Rua Bompland, no centro da cidade, a fonte São João Batista é uma herança viva de um dos elementos usados por índios e jesuítas, no primeiro momento de São Borja consolidado como redução jesuítica.

O local que é remanescente da época missioneira, e servia como ponto de apoio para descanso de tropas e abastecimento pessoal e animal. Com águas não muito rasas a fonte encontra-se em bom estado de conservação e preservação. A essas condições são atribuídas o cuidado que a população tem para manter o lugar onde está a gruta com a imagem de São João Batista. A fonte é palco, há muito tempo, da procissão a São “Joãozinho Batista”. Nessa procissão a imagem do santo é carregada, no dia 23 de junho, por fiéis, percorrendo algumas ruas da cidade e voltando para a fonte. De volta a  fonte, a imagem é carregada no ombro de um homem, que há muitos anos é o mesmo, e é feito o contorno interno das águas.

A procissão centenária  foi promovida muitos anos por uma festeira, a qual era responsável pela organização. Em 2010 a festeira trocou de religião e passou a realização dos festejos à responsabilidade da  Prefeitura Municipal. A primeira procissão aconteceu como forma de pagamento a uma promessa de uma mãe ao atendimento de um pedido feito a São João Batista. O filho tinha ido lutar na guerra e então a mãe prometeu que se ele voltasse com vida, ela agradeceria ao santo com uma procissão. Sem saber da promessa, o filho voltou e trouxe consigo uma estátua encontrada nos campos de batalhas, justamente de São João, ao qual sua mãe era devota. Tendo conhecimento do fato acorrido, a fé do povo samborjense em São João Batista, e nas águas que lhe banham, aumenta cada vez mais e atrai muitos fiéis até a procissão.



Transporte Público

O local está aberto a visitas em  qualquer dia e horário  e o transporte público mais perto fica na Rua General Marques, em qualquer linha, das 5hs e 30 min às 23hs e 50 min, durante os dias úteis. Nos sábados  das 5hs e 50 min às 00hs. Nos domingos e feriados das 6hs ás 23hs e 55min.   

Veja mais fotos aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário