sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Fonte São Pedro

Localizada na Rua Felix da Cunha, n° 955, a fonte São Pedro é a primeira cacimba comunal no núcleo urbano de São Borja. Na época os primeiros lugares a serem habitados nas reduções eram aqueles que ofereciam água potável. O fonte servia como descanso de tropas e também para abastecer de água as pessoas e os animais.
A fonte de água São Pedro possui um importante valor histórico para São Borja, por testemunhar esse tipo de pioneirismo, assim é um ponto tombado à preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do município. Ela constitui-se de um reservatório de água muito ralo, onde pode ser avistados peixes e outros pequenos animais que vivem em lugares úmidos, como os sapos. Possuindo apenas uma cobertura, como forma de diminuir a poluição, a fonte encontra-se em estado precário de conservação e preservação.
Em área urbana da zona sul da cidade, o terreno onde está a fonte é praticamente abandonado e serve como passagem de moradores vizinhos, fluxo que contribui ainda mais na má conservação.

Transporte Público

A fonte está aberta a visitação permanentemente e o transporte público mais próximo passa na esquina da quadra e faz a linha Cabeleira/Via Goulart de segunda à sexta-feira das 7hs e 5min ás 22hs e 5min. Nos sábados das 6hs e 15 min às 23hs e 40 min. Aos domingos e feriados  das 7hs ás 23hs.


Veja mais fotos aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário