sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Túmulo Maria do Carmo


O túmulo da Maria do Carmo, localizado ao fim da Rua Arthur Oscar atrás do 2º Regimento de Cavalaria Mecanizada João Manoel, se tornou atração devido ao um trágico episódio que ocorreu na cidade de São Borja no ano de 1890, tornou-se uma lenda e uma fonte de milagres com o decorrer do tempo.
Maria do Carmo Fagundes, mais conhecida pelos seus dois primeiros nomes, foi uma mulher "prostituta", porém segundo historiadores ela não comercializava seu corpo apenas tinha vários amantes, levanto em consideração que na época isso era escandaloso, a chamavam de prostituta.
Maria do Carmo era morena clara, de porte médio, cabelos longos e escuros, uma mulher jovem, tinha aparentemente de 26 a 30 anos de idade, natural da cidade de Bagé, ganhou popularidade entre as mulheres da vizinhança por sempre as ajudar com apoio moral e material.
A tragédia aconteceu, devido sua morte violenta, cometida pelo seu último amante, um militar baiano de carreira inicial, foi esquartejada e sua cabeça decepada e entregue a cachorros. Os restos mortais foram encontrados na área dos fundos do 2º R C MEC, por rapazes que moravam por perto. Os restos foram enterrados próximo ao lugar onde os encontraram junto de uma estacada em cruz rústica com o nome dela.
O crime chocou a sociedade local, principalmente, as mulheres que foram ajudadas por ela, as quais passaram a frequentar e deixar, o que Maria mais gostava, como bebidas, cigarros, velas e fitas, para pagar promessas que faziam perante o túmulo. 

A crença nos milagres alcançados por Maria do Carmo se popularizou e hoje, passou a ser conhecida como Santa Prostituta. O túmulo recebe muitas vistas, até mesmo da Argentina, pois são encontrados no local, bilhetes de agradecimento em espanhol. É visitado, principalmente mulheres, que vão interceder por casamento instável, amantes, namoradas e até pedem proteção a seus filhos.
O túmulo atual foi construído nos anos 40, pelo então comandante do 2° R C MEC, no lugar onde tinha a cruz.


Veja mais fotos aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário