sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Estádio Vicente Goulart

O Estádio Vicente Goulart também conhecido como Vicentão, localizado na rua Engenheiro Manuel Luis Fagundes é um lugar de referência em São Borja, onde nas décadas de 70 e 80 sediou dois clubes que marcaram o futebol gaúcho dessa época, hoje está praticamente desativado.
O enorme gramado, hoje,  sedia os jogos da Associação esportiva São Borja, na disputa do campeonato gaúcho de juniores e juvenis e também para os jogos de campeonato municipal de amadores. Abre seus portões para jogos todos os domingos.

Construído, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Borja, para ser sede oficial do Sport Clube Cruzeiro, o estádio é o 6º maior do Rio Grande do Sul com capacidade para 14.800 pessoas. O Cruzeiro, até então, fazia seus treinos em um campo improvisado em um pátio localizado atrás da escola Getúlio Vargas.


A inauguração do estádio aconteceu no dia 22 de fevereiro de 1976 e foi antes da partida entre o Cruzeiro e o Internacional de Porto Alegre, a cerimônia contou com a inauguração da placa do novo estádio pelo capitão do Internacional, o chileno Elias Figueroa. Estiveram presente no ato e para assistir a partida mais de 10.000 torcedores, que foi vencida pelo Inter por 2x0.


Devido, a sua boa estrutura do Vicentão, estádio do Sport Clube Cruzeiro e qualidade esportiva do Sport Clube Internacional de São Borja, houve a fusão dos clubes resultando na Sociedade Esportiva São Borja. Com essa nova denominação, o esporte são-borjense consagrou-se campeão nos torneios: Seletiva do Campeonato Brasileiro Série C, em 1981; Torneio Incentivo, em 1982 e na Copa ACEG (Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos), no ano de 1985.

Veja mais fotos aqui.

3 comentários:

  1. Discordo de algumas coisas do texto acima, o Estádio do Cruzeiro atrás da Escola Getúlio Vargas não era um pátio improvisado, era um estádio, tinha cabine de rádio e arquibancadas, ali foi palco de jogos memoráveis como os Inter-Cruz, outra coisa o Internacional não ocupou o Vicentao pois ele tinha seu Estádio o General Vargas. Vivi a minha infância nesses dois Estádios.

    ResponderExcluir
  2. Discordo de algumas coisas do texto acima, o Estádio do Cruzeiro atrás da Escola Getúlio Vargas não era um pátio improvisado, era um estádio, tinha cabine de rádio e arquibancadas, ali foi palco de jogos memoráveis como os Inter-Cruz, outra coisa o Internacional não ocupou o Vicentao pois ele tinha seu Estádio o General Vargas. Vivi a minha infância nesses dois Estádios.

    ResponderExcluir
  3. Qual foi o maior público no estádio vicente Goulart

    ResponderExcluir