sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ponte de Integração

A Ponte de Integração que liga São Borja a Santo Tomé na Argentina é uma possibilidade de passeio para quem vêm conhecer uma das duas cidades. Além de ser um local onde o turista encontrará informações turísticas sobre as cidade, região e os países interligados.
Com extensãode 1.402, 5 m em asfalto bem conservado é possível fazer a travessia em aproximadamente 30 ou 40 minutos. Contém defesas de concreto, caminhos para pedestres com corrimões de segurança de ambos os lados da ponte.
 



A cidade de fronteira, Santo Tomé (AR), é uma cidade pequena, tem entorno de 40 mil habitantes. É procurada pelos brasileiros para a compra de produtos, principalmente alimentícios e bebidas, que devido à valorização do real, ficaram mais baixos. Outra atração são os casinos e casas de jogos. 
Para fazer a travessia é preciso estar com a documentaçãodo veículo em dia, apresentar o RG e pagar uma taxa no valor de 8 reais. Há um transporte público que faz o trajeto de São Borja a Santo Tomé nos horários de  9 hrs as 20 hrs, de 3 em 3 horas,  passando por todos os pontos de ônibus, das ruas Cândido do Falcão, Av. Júlio Tróis, Francisco Miranda e Borjes do Canto. 



A Ponte de Integração começou a ser cogitada em 1989 a partir da assinatura de um Acordo Binacional entre os presidentes José Sarney (Brasil) e Raul Alfonsin (Argentina). No ano de 1996, as obras de construção da ponte começaram, tendo o prazo de 18 meses para terminar. A inauguração ocorreudia 8 de dezembro de 1997 pelos presidentes dos dois países Fernando Henrique Cardoso (Brasil) e Carlos Menem (Argentina) e no mês seguinte foi liberada para o uso. O investimento estimou-se em cerca de U$S 47.000.000.
Ponte de Integração São Borja/Santo Tomé é 2ª maior em valores de importação e exportação, perdendo apenas para a Ponte de Uruguaiana/Libras.  Rende para o município de São Borja desenvolvimento social e econômico ao gerar mais de 500 empregos para seus habitantes, nos escritórios de transportadoras. Cerca de 7 ou 700 (?) mil caminhões mensalmente passam pela ponte. A ponte mantém o controle alfandegário 24 horas por dia.




Também, com a ponte para transporte mais rápido, ficou mais fácil para os brasileiros que procuram fazer cursos em faculdades argentinas. Um dos mais procurados por brasileiros é o curso de Medicina.

Veja mais fotos aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário