sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Aeroporto João Manoel

            Um pouco afastado das principais vias urbanas da cidade, o aeroporto de São Borja é destinado a chegada e partida de vôos domésticos nacionais. O local possui duas pistas de vôo, sendo elas uma asfaltada e uma na grama. O local controla os vôos, e recebe por telefone informações de tempo e condições da pista.  
          A pista asfaltada mede 1500 metros e suporta vôos apenas diurnos, pois falta sinalização, como birutas iluminadas, balizas e torre, para a prática noturna. A pista de grama é ocupada em grande parte por aviões agrícolas é menor medindo 800 metros. O aeroporto registra em seu fluxo aéreo semanal, uma média de 15 aviões, em sua maioria agrícola. Os aviões que utilizam o aeroporto são particulares, para fins agrícolas e também empresariais. O local atende cidades da região como Maçambará e Itaqui.

           Junto ao aeroclube funcionou, durante 65 anos, o aeroclube de São Borja que desenvolvia várias atividades como Cursos de práticas aéreas, vôos panorâmicos,  manutenção de aeronaves e recebia um considerável número de combustíveis. Para comemorar o dia do aviador, a população samborjense contou muitos anos com apresentação de vôos coletivos chamados de “revoadas”. Nas revoadas os aviões saiam e decolavam juntos, um atrás do outro e davam uma volta na cidade, a atividade era   promovida pelo aeroclube, prática que findou juntamente com sua inatividade.
           Na área do aeroclube encontram-se hangares de 13 aviões desses, 9 são de propriedade de empresas agrícolas e 4 particulares. Cada avião possui seu próprio hangar, onde são feitos concertos, reparos, testes e manutenção em geral. Em um dos hangares encontra-se um exemplar do maior avião agrícola do mundo. Ele foi produzido há seis anos na Polônia, e tem capacidade de armazenar 2500 litros de produto. Além dos aviões e pistas, encontra-se ainda, entre os hangares, um monumento com a estátua do piloto Paulino Moraes Filho, patrono do hangar do aeroclube e a gruta de Nossa Senhora do Loreto, padroeira dos aviadores.
           O aeroporto está a disposição pública nos períodos do nascer ao pôr do sol.



Transporte Público

O transporte público mais próximo do local passa pela Avenida Júlio Tróis em todas as  linhas destinadas ao Passo. Em dias úteis das 5h e 30 min ás 23h e 25min, de 20 em 20min. Nos sábados das 5h e 40min às 00h. Aos domingos, das 6h às 23h e 55min. Na mesma avenida há placas que indicam a direção do aeroclube. 


Veja mais fotos aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário