Localizado nas dependências do 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado, (2º RC MEC) “Regimento João Manoel”, Avenida Júlio Tróis nº 2032, no Bairro da Várzea, o Sítio Histório preserva a memória e conta a história nacional e local do Exército Brasileiro.
Com o propósito de marcar suas origens, e mostrar a importância do lugar e sua tragetória até os dias atuais, o sítio é dividido em 7 locais. O primeiro ponto é o Monumento aos Herois do Combate da Resistência de São Borja, que é composto pela Praça da Cruz Grande, na qual marca o lugar onde aconteceu o Combate da Resistência de São Borja em 10 de junho 1865. Junto a praça encontra-se os restos mortais de João Manoel Menna Barreto, patrono do 2° RC MEC.
A Sala Histórica Leocádio das Chagas, traz várias peças antigas como fotos, equipamentos usados para comunicação, instrumentos médicos, fotos, grandes livros antigos que registravam a conduta dos militares. Os armamentos, uniformes e troféus também chamam atenção no lugar. Junto a sala encontra-se o Monumento ao cavalo Faísca, no qual homenageou todos os cavalos do 2º Regimento de Cavalaria. O último cavalo chamava-se Faísca. Muito destacado e premiado, suas cinzas estão junto ao monumento desde 1989.
A casa histórica foi construída em 12 de abril de 1932 e servia como sede para o Quartel General da atual 1° Brigada de Cavalaria Mecanizada. Hoje a casa serve de sede para a fanfarra (ver se dá para substituir por banda) do regimento João Manoel.
Faz parte também do Sítio Histórico, a Sala de Reuniões da Távora, onde acontecem reuniões de planejamento do regimento, e também o Salão de Honra Furriel Luiz de Vargas onde se encontra bandeiras que já foram as oficiais do Brasil, desde a época do império, até a atual. Obras pintadas a óleo sobre a tela, trazem o esteótipo de importantes militares e a galeria dos comandantes do Regimento. O local serve para a realização de cerimônias importantes.
Transporte público
Para chegar ao Sítio Histórico João Manoel o transporte coletivo passa na Avenida Júlio Tróis na linha Passo/Promorar, Passo/Rodoviária e Passo/Pirahy, todos os dias das 5:30 hrs, às 23:25 hrs, de 20 em 20 minutos.
Veja mais fotos aqui.
Veja mais fotos aqui.
TENHO ORGULHO DE TER PRESTADO SERVIÇO MILITAR NO 2ºRCMEC,É UMA HONRA PARA UM FRONTEIRIÇO,SÃMBORJEANO E UM BAITA GAÚCHO.
ResponderExcluir