sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sítio Histórico Brigadeiro João Manoel

Localizado nas dependências do 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado, (2º RC MEC) “Regimento João Manoel”, Avenida Júlio Tróis nº 2032, no Bairro da Várzea, o Sítio Histório preserva a memória e conta a história nacional e local do Exército Brasileiro.
Com o propósito de marcar suas origens, e mostrar a importância do lugar e sua tragetória até os dias atuais, o sítio é dividido em 7 locais. O primeiro ponto é o Monumento aos Herois do Combate da Resistência de São Borja, que é composto pela Praça da Cruz Grande, na qual marca o lugar onde aconteceu o Combate da Resistência de São Borja em 10 de junho 1865. Junto a praça encontra-se os restos mortais de João Manoel Menna Barreto, patrono do 2° RC MEC.



A Sala Histórica Leocádio das Chagas, traz várias peças antigas como fotos, equipamentos usados para comunicação, instrumentos médicos, fotos, grandes livros antigos que registravam a conduta dos militares. Os armamentos, uniformes e troféus também chamam atenção no lugar. Junto a sala encontra-se o Monumento ao cavalo Faísca, no qual homenageou todos os cavalos do 2º Regimento de Cavalaria. O último cavalo chamava-se Faísca. Muito destacado e premiado, suas cinzas estão junto ao monumento desde 1989. 


A casa histórica foi construída em 12 de abril de 1932 e servia como sede para o Quartel General da atual 1° Brigada de Cavalaria Mecanizada. Hoje a casa serve de sede para a fanfarra  (ver se dá para substituir por banda) do regimento João Manoel.        
Faz parte também do Sítio Histórico, a Sala de Reuniões da Távora, onde acontecem reuniões de planejamento do regimento, e também o Salão de Honra Furriel Luiz de Vargas onde se encontra bandeiras que já foram as oficiais do Brasil, desde a época do império, até a atual. Obras pintadas a óleo sobre a tela, trazem o esteótipo de importantes militares e a galeria dos comandantes do Regimento. O local serve para a realização de cerimônias importantes.


Transporte público
 
Para chegar ao Sítio Histórico João Manoel o transporte coletivo passa na Avenida Júlio Tróis na linha Passo/Promorar, Passo/Rodoviária e Passo/Pirahy, todos os dias das 5:30  hrs, às 23:25 hrs, de 20 em 20 minutos.

Veja mais fotos aqui.

Um comentário:

  1. TENHO ORGULHO DE TER PRESTADO SERVIÇO MILITAR NO 2ºRCMEC,É UMA HONRA PARA UM FRONTEIRIÇO,SÃMBORJEANO E UM BAITA GAÚCHO.

    ResponderExcluir