Centralizada entre as ruas Coronel Lago, General Serafim Dornelles Vargas, General João Manoel e Travessa General Lima localiza-se a Praça Marcírio Goulart Loureiro. Não há registros da sua data de fundação. De 1959 a 1970 ela se chamava Praça Ivan Goulart.
Procurada como local de lazer, a praça serve de ponto de encontros. Para as crianças há brinquedos públicos como escorregador, balanços e gangorras. Os adultos encontram tranqüilidade no ambiente e uma bela paisagem para mateadas em família e descontração. O público diário são jovens e adolescentes, pois a praça fica próxima de duas escolas. Sua localização é central e assim, ela é cercada por restaurantes, supermercado e hotel.
Boa parte da praça é ocupada por dois reservatórios de água ligados, onde vivem cágados, animal da família das tartarugas, e por isso ela é chamada e conhecida como Praça da Lagoa.
História
Cenário de invasões argentinas, nascente de água potável e de descanso de tropa, o lugar onde hoje vemos balanços, bancos, árvores, jardins e lagoa artificial, já foi uma das três fontes de água nos tempos em que São Borja não era cidade e sim apenas um povoado.
Tropeiros também costumavam concentrar-se no local para beber água e descansar do trabalho. Por volta de 1817 a praça era palco de uma importante invasão do exercito missioneiro argentino com o comando de um sãoborjense, filho de uma índia com um espanhol e adotado por José Artigas, general argentino. Seu nome era Andrezito Artigas, chefe do exercito missioneiro, que com gana de expandir território resolveu invadir sua terra natal.
Em 1970, a praça passou a ser chamada, Praça Deputado Marcírio Goulart Loureiro, pois ele havia falecido recentemente e tido ocupado cargos públicos como vereador, prefeito de São Borja e logo depois Deputado Estadual.
A praça permanece com esse nome até hoje, mas são poucos os sãoborjenses que a reconhecem assim. A “Praça da Lagoa” hoje é um dos principais dos pontos turísticos de São Borja, e mais do que uma simples praça, é o local onde São Borja nasceu.
Trasnporte Público
Para chegar até a Praça da Lagoa há um ponto de transporte público na rua General Serafim Dornellles Vargas que passa de 30 em 30 minutos entre os horários de 6 horas e 45 minutos ás 23 horas e 5 minutos.
Veja mais fotos aqui.
Veja mais fotos aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário