sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Museu Municipal Aparício Silva Rillo

Localizado na Rua Albino Pfeiffer n°84, o Museu Aparício Silva Rillo preserva as histórias e os feitos das missões jesuíticas, um dos principais traços da cultura são-borjense.
Fundado em 1969, ainda não tinha um nome específico, sendo chamado apenas de Museu Municipal. Seu acervo trazia características da história de São Borja, desde sua fundação até a atualidade. Cinco anos depois, passou a ser denominado divisão de biblioteca museu e arquivo histórico municipal.

Em 1997, passoua ser chamado com a atual nome, em homenagem ao grande escritor e poeta Aparício Silva Rillo. Em fevereiro de 2007 foi reinauguradoconforme as normas do Sistema de museus do Rio Grande do Sul.

O acervo do Museu Municipal conta com 563 peças diversificadas para pesquisa e exposição.

Atualmente, o que é mais visível no museu são as 38 peças que fazem referência a herança missioneira da cidade. Com essas características o local também é conhecido como “Museu Missioneiro”. É possível encontrar peças raras feitas e esculpidas na região no período jesuítico como Santos, mártires e anjos guerreiros, além de pedras com escritas, sinos e objetosdas antigas igreja católica, desmanchada e substituída pelas atual.

A obra mais rara abrigada é uma pintura a óleo e temperada na madeira ilustrando a imagem da Nossa Senhora do Socorro.
O museu é um grande centro de preservação de como era São Borja nas suas origens, retratando o primeiro dos Sete Povos das Missões, através de estatuárias missioneiras e peças relacionadas a história, uso, costumes e tradições do povo gaúcho.
Pode-se entrar em contato com o museu através do telefone (55) 3431-3839.

Horário de visitação e Transporte público

O Museu fica aberto a visitação gratuitamente, de terça-feira à sábado, das 9 hrs às 12 hrs e das 14 hrs às 17 hrs e no domingo somente pela manhã. Para chegar até o Museu Aparício Silva Rillo há transporte público disponível da linha Pirahy/Centro/Cabeleira que passa pelo local em um período de 30 em 30 minutos, entre os horários de 6 horas e 45 minutos ás 23 horas e 5 minutos. 


Veja mais fotos aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário