sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cruz Missioneira de Lorena

Localizada no trevo de acesso da cidade, A Cruz Missioneira está à 8km do centro de São Borja. O monumento foi construído em homenagem aos 300 anos de São Borja, e inaugurado exatamente na data de aniversário da cidade.
Construído por  Aparício Silva Rillo, o monumento da Cruz missioneira de São Borja está no trevo de São Borja dia 10 de novembro de 1982, juntamente com a estátua de São Francisco de Borja e o conhecido monumento branco que e indica traz o nome da cidade. A finalidade da construção da cruz era fazer com que, através dela, houvesse a representação de um  marco histórico remetendo o fato da cidade ser oriunda de uma redução jesuítica. A cruz missioneira acabou descaracterizando-se da Cruz de Lorena.
Relacionada à arte de curar, a Cruz de Lorena foi uma homenagem ao Duque de Lorena, Godofredo de Boiullon. Posteriormente foi adotada como símbolo das reduções jesuíticas pelo fundador da Companhia de Jesus, Padre Ignácio Loyola. A Cruz chegou até nas missões em 1632 através de Padres instituidores de Santo Tomé, cidade fronteiriça de São Borja.

Veja mais fotos aqui.

Um comentário:

  1. Olá, Greice
    Gostaria de saber qual a relação entre a cruz missioneira e a cruz de lorena. Andei pesquisando e, até onde pude descobrir, a cruz missioneira é mais relacionada com a cruz de caravaca (na Espanha) do que a cruz de lorena (na França). Ambas tem o braço duplo, e eram usadas pelos antigos patriarcas de Constantinopla, por isso também chamadas de cruz patriarcal. Caso você saiba me informar, mantenho um blog e esse assunto é um dos mais solicitados. Seria ótimo poder incluir mais informações sobre a cruz de lorena no Brasil. Veja o que já temos publicado em: http://oslorenas.blogspot.com

    abraços

    ResponderExcluir